quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A descoberta para terapias



Por serem animais que de adaptam facilmente e de rápido aprendizado, os Goldens têm se destacado no Brasil pela atuação nas Terapias, Educação e Atividades Asistidas por Animais (TAAs, EAAs, AAAs).
Desde que surgiu, esta raça vem sendo adaptada para desempenhar diferentes tarefas que sempre aproveitam as maiores qualidade do cão: inteligência aguçada, docilidade e faro apurado. Esta versatilidade do Golden foi bastante explorada por diversos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a raça destaca-se como guia de cegod e sniffer - detecção de narcóticos em aeroportos através do faro. No Canadá, os cães são utlizados para localizar e resgatar pessoas soterradas na neve.
Comuns em países estrangeiros, as TAAs consistem em visitas programadas a escolas, asilos e casas de apoio a crianças deficientes portadoras de câncer ou que sofrem violência doméstica. Durantes essas visitas, o cão se passa por voluntário numa terapia que proporciona diversos benefícios à saúde do paciente, resgatando sua auto-estima e trabalhando sentimentos como a afetividade que esses cachorros podem despertar.
No Brasil, as iniciativas ainda são pequenas nesta área, mas ou projetos que existem crescem numa velocidade acentuada, juntamente com a constatação de que o Golden Retriever é uma raça especial para o trabalho.

Nenhum comentário: